Desafio: 52 semanas para poupar dinheiro


Após ver este post  no Vida Organizada eu decidi fazer o desafio que ela citou no final do post. A ideia deste desafio é bem simples! Trata-se de guardar uma pequena quantia na poupança durante 52 semanas. Como ela mesmo disse, o montante final não é o mais importante, mas sim o hábito de guardar dinheiro.

Eu nunca fui uma pessoa regrada e que conseguiu juntar dinheiro ao longo da vida. Para vocês terem uma ideia no dia que decidi fazer este desafio eu consultei o saldo da minha conta poupança e após vê-lo tive vontade de rir (de tristeza lógico!). Meu saldo era de apenas R$ 1,59. Pensei comigo: Nossa que dinheirão! Com esse dinheiro não consigo comprar um Kinder Ovo!

Neste dia (que topei o desafio), estava com um sentimento de mudança muito grande. Estava pensando nas coisas que gostaria de fazer, experimentar, conhecer e até mesmo em como eu gostaria de ser. Creio que todas as mudanças, por mais minúsculas que sejam devem partir primeiramente de nós. Neste caso, para conseguir guardar dinheiro, criar o hábito de poupar  seria a mudança em mim.

Para vocês entenderam como funciona o desafio, reproduzi a tabela abaixo. Ela indica o valor que você deverá poupar durante cada semana e o valor que você terá poupado no final.

desafio

Minha intenção é poupar exatamente os valores descritos na planilha acima, mas se por ventura eu conseguir poupar um pouco mais será ótimo! Todo dinheiro será bem vindo para meus futuros planos!

Vi este desafio no dia 11/4, segunda semana de Abril, mas resolvi iniciar o meu como se o princípio fosse na primeira semana do mês, depositando o valor dela. Então, o meu desafio começou na 1ª semana de Abril e ele deve terminar na 3ª semana de Março de 2014 (semana do dia 18).

Espero muito que eu realmente consiga poupar cada centavo. Espero também que outras pessoas, assim como eu, possam também tentar criar este hábito. Volto aqui no blog depois para contar mais sobre essa experiência e, é claro, volto para contar o resultado.

Beijos🙂

156 comentários sobre “Desafio: 52 semanas para poupar dinheiro

      • Muito bacana a ideia. Acho válido para começo na gerência do dinheiro. Vale ressaltar que o hábito de poupar o dinheiro é mais relevante neste processo do que o próprio saldo final. Parabéns Milena!!!!

      • A pessoa sequer leu o que foi escrito e já veio comentar negativamente. kkk
        Pensando assim você não vai muito longe!

        ótima matéria, parabéns!🙂

      • Olá Rogério! Na verdade a tabela não mostra o valor de rendimento da poupança, os valores descritos são do dinheiro que você depositou, mas é possível fazer este cálculo acrescendo em média 0,5% sobre cada valor mensal do saldo. Para conseguir juros maiores logo no começo, inverta a tabela e faça os depósitos maiores nas primeiras semanas. Abraço e boa sorte! (Ps.: A poupança podia render muito mais mesmo!)😉

      • A pessoa sequer leu o que foi escrito e já veio comentar negativamente. kkk
        Pensando assim você não vai muito longe!

        ótima matéria, parabéns!🙂

    • Já tive um desafio semelhante, que eram R$ 2 por dia, e também deu certo, então resolvi começar este que também dará certo!!! Não posso pensar em rendimento de pupança pq aí ninguém vai se entusiasmar mesmo, essa forma que vc deu foi a ideal. Parabéns!!!

    • Isto é excelente também ensinar para criança que recebe mesada, passa a ser um desafio gostoso e lucrativo. Eu fiz e deu certo em 2014 e 2015. Este ano tá difícil rsrsrs

  1. Flor, posso postar esse seu texto no meu blog? Claro que com os devidos créditos, link do seu blog e afins? Juro que ameeeei! Hahahaha’ com certeza vou começar :b aliás, meu blog não tem nada a ver com isso, é um blog de maquiagem, mas eu achei muito interessante (: Beijos flor! ;*

  2. Hoje já estamos no final do ano pelo que li vc já poupou nove meses. Vc realmente tem conseguido fazer o desafio….espero que sim , e estou super empolgada pra fazer também. Me conte sua experiência.

    • Olá Stella! Infelizmente eu tive uns imprevistos financeiros durante o ano de 2013 e acabei deixando o desafio de lado por conta disso. Pretendo recomeçar agora em 2014 e continuar até o final! Fiquei triste por ter que abandonar, mas durante os meses que juntei percebi que é possível sim juntar esse dinheiro, porque acabamos gastando esses valores muitas vezes sem nem perceber. Obrigada pela visita! Espero que consiga fazer! Beijos e um ótimo ano!

    • Oi Grazi!
      Tenha perseverança que você consegue!
      Eu também amo gastar, rs, mas tenho como meta ano que vem cuidar disso!
      Enfim, Boa sorte e ótimo 2014!

    • Estou fazendo da seguinte forma, adicionei 10 dolares nas primeiras semanas que preciso de Bem pouco e tirei das ultimas o mesmo valor para diminuir depois. O resultado sera o mesmo. Criei uma tabela para mim com 2 reais, esposa 1, filha 0.75 e filho 0,50. O resultado no fim do ano sera 5.925,40 dolares. Ah, objetivo pro dinheiro: viagen de natal ao brazil, ja que vivo no exterior. PARABENS PELA IDEIA Francielle!!

      • Muito legal você incentivar toda a família a economizar! Boa sorte no seu desafio! Torcendo aqui para que dê tudo certo! Abraço

  3. Muito legal isso aí mas como não posso poupar toda semana optei por depositar o dinheiro correspondente a todo mês. No final do ao conto os resultados.

    • Olá Fabíola! Na realidade essa planilha é só uma sugestão! Você pode adaptá-la a sua realidade! Espero que consiga e volte aqui pra nos contar! Boa sorte! Obrigada pela visita! Beijos

  4. Boa Tarde
    Vc fez alguma planilha desta alterando o valor por dia?Gostei Bastante desta, já desafie marido a fazer..rsrs,porém quero comprar uma casa,e este valor no final vai sair pouco,até tentei altera-la no meu p.c porém não sou boa com pacote office, esta planilha vai ser um incetivo a se desafiar para muitos,até pq todos sabem que tem que guarda dinheiro para alguma emergência mas dificilmente guardam.

    Obrigada desde já

    • Olá Fabiana! Eu não tentei mudar os valores, mas realmente é uma ótima ideia! Acredito que você pode estabelecer com seu marido um prazo para juntar o valor que precisam e dividir de acordo com os meses. Não precisa ser necessariamente 52 semanas, pode ser mais. Acredito também que seria melhor vocês aplicarem esse dinheiro em um outro investimento (seguro) que não seja a poupança, pois dessa forma vocês terão juros maiores. Tente falar com seu gerente! Espero que alcancem esse objetivo em breve! Obrigada pela visita! Beijos

  5. Milena, inverta o processo. Comece com o maior valor. Assim você pode ter um dinheirinho a mais, pois os maiores valores já vão gerando rendimento na poupança.

  6. Simplesmente eu e meu esposo vamos tentar multiplicar por 10 cada valor!!!!
    E seja o que Deus quiser, quem sabe conseguimos comprar um carrinho!!! rsrsrsrsrs
    vlw mesmo pela dica amamos!

  7. hoje é exatamente 3 de janeiro de 2014 e me apresentaram esse desafio e eu vou encarar pq daqui 56 semanas eu completo 18 anos ou seja 1 ano e 3 semanas ou seja com o dinheiro poupado posso tirar minha carteira de motorista de carro e moto pra min ja ta filé kkk

  8. Venho fazendo uma poupança de 10% de tudo que ganho no mês.Li um livro de Reinaldo Domingos: ” Terapia Financeira “, muito bom.
    Gostei também desse desafio de 52 semanas…vou fazer.Um grande abraço.

    • Olá! O valor de cada coluna corresponde ao valor da semana. Na primeira semana você guarda R$ 1,00, na segunda R$ 2,00 e assim sucessivamente. Boa sorte!😉

  9. Eu sei que é uma pergunta muito tosca, mas, nao pude deixar de fazer:
    Esse valor que mostra no quadro é pra ser todos os dias da semana ou é só 1 vez na semana.

    Sorry pela pergunta!

  10. Muito bom,Milena, a ideia da progressão financeira, além de ajudar a poupar, cria o hábito de poupar sem impactar muito nas finanças mensais. Excelente a sua iniciativa !!!

  11. Nossa adorei,minha formatura esta proxima e estava pensando como ia guardar dinheiro ate la. Antes de ter visto este desafio ja estava guardando dinheiro,mas tudo em moedas e ja tenho R$105,00. Mas agora sera mt melhor e facil.

  12. O segredo é criar o hábito da poupança, que nem precisa ser uma poupança em banco, pode ser uma lata, um cofrinho para guardar o poupado e também criar suas regras que não podem ser quebradas.
    As últimas semanas são as mais difíceis, mas fazendo um cálculo simples, o valor médio a ser poupado por semana será de R$ 26,50 ou R$ 3,78 por dia em uma semana de sete dias ou ainda R$ 106,00 por mês (mês composto por quatro semanas). Se o seu salário for mensal, tente criar o hábito de separar este valor (R$ 106,00) para poupança assim que receber o seu pagamento; caso recebe quinzenalmente, separe a metade (R$ 53,00) a cada período de 15 dias. Caso seja mais fácil (até para criar o hábito), separe toda semana o respectivo valor médio semanal (R$ 26,50 ou R$ 27,00 para arredondar). Eu acredito que separando o valor médio semanal não fica tão pesado na reta final das 52 semanas e até lá o hábito de poupar já estará definitivamente criado!
    Só mais uma dica: crie o hábito de poupar mas esqueça que está poupando, pois só assim você não irá mexer nesse dinheiro tão precioso antes da meta final!

    • Concordo com você Marcius, temos que poupar e esquecer que estamos poupando. Também acho válido guardar num cofrinho ou lata, mas depositando em uma poupança no final do período o juros lhe renderão uma graninha sobre o valor que você poupou. Obrigada pelas dicas e visita!😉

      • Tudo bem, apesar do mínimo rendimento da poupança, qualquer real que entrar é bem-vindo! Mas o melhor da ideia de se colocar o dinheiro na poupança é que podemos simplesmente “esquecer” o cartão eletrônico (que também é de débito o que o transforma numa tentação irresistível) em alguma gaveta perdida da casa! Ou então, peça para alguém de confiança (marido, esposa, pai, mãe, irmão etc) esconder o cartão de você e só devolvê-lo ao final das 52 semanas! Aconselho também a abrir uma poupança somente para essa finalidade, para não misturar com outra que caso possua, pois o controle fica bem mais fácil e você não acaba gastando o valor poupado por engano!

      • É uma ótima ideia! Conheço pessoas que simplesmente quebraram o cartão e só pediram um novo quando conseguiram alcançar o objetivo. É um pouco radical, mas… rs

  13. Uma dica melhor ainda é Ler o livro: “Segredos da Mente Milionária” de T.Harv Eker! Ele usa uma metodologia parecida(quase perfeita de administração pessoal),para quem esta falido,pra quem é pão duro,pra quem gasta d+,pra quem ganha pouco ou muito! É gênial! Tudo isso esta explicado no Capitulo 14 do livro! Mas sobre a tabela acima é interessante! Porém seria melhor simplesmente poupar 10% para o resto da vida de tudo o que se ganha! Sem mexer em um único centavo sequer!Viver apenas com os 90% restantes!😉 Abçs

  14. Caramba… tanta frescura pra 1000 reais em um ano? Se vc pode economizar 50 por semana (como no final da tabela) entao economiza desde a primeira semana e voce R$ 2600 no final.

    • Olá! Na verdade a tabela é só um estímulo e o principal objetivo, como dito no post, não é o valor em si, mas desenvolver o hábito de poupar. Você pode estipular os valores que serão economizados cada semana de acordo com suas condições. Abraço

      • Aí estou de acordo 100% ! Quem não está a economizar acostumado ver uma tabela dessas pode ser um grande incentivo, retiro o que disse no comentário anterior, você está de parabéns pela post!!! – a tabela em sí é meio arbitrária, mas não tem como fazer um modelo que vale para todo mundo… eu gosto de uma dica que recebi de meu avô: eu separo na poupança um pouco logo que recebo meu salário e, se eu receber meu próximo salario e ainda tiver um pouco (que seja 1 real) eu também transfiro essa sobra pra poupança e só posso viver o mês com o salário. Tem dinheiro pra comer fora ou comprar um game? Olha a conta corrente, jamais a poupança. De fato, sempre penso que o dinheiro que tenho é só o da conta corrente e se não tenho dinheiro pra comprar a vista é porque não tenho dinheiro para comprar… parece até que estou sempre duro , mas no final vale a pena…

  15. nossa muitas ideias,tds as tabelas aqui apresentadas me estimularão,nao ganho tao mal,mas nunca consigo poupar ,visto q recebo td semana e as veses tds os dias,entao pago contas e faco compras tds as semana,ai a dificuldade p poupar,achava mais fácil antes de tds essas sugestões,comprar e pagar longo prazo ,msm sabendo das exorbitantes taxas de juros,agora fiquei muito animada ,vou começar essa semana no sábado farei meu primeiro deposito semanal….

  16. Adorei poder “ver” o tanto q rende no final de 1 ano! Sobre criar o habito de poupar, qdo comecei a trabalhar eu fiz um deposito programado mensalmente direto da conta corrente pra poupança q eu aumento de pouquinho em pouquinho com o passar dos anos. Nem conto com o dinheiro, ele sai direto como se fosse “uma conta a pagar”. E claro, sempre q sobra alguma coisinha, vai pra poupança tambem! O “cofrinho” já está gordinho gordinho!

    • Olá Eduardo! Os valores descritos na coluna “Valor depositado” indicam o valor que você tem que economizar na semana. Ex.: Na primeira semana R$ 1,00, na segunda semana R$ 2,00, na terceira R$ 3,00 e assim sucessivamente. Boa sorte!😉

  17. Bela iniciativa!
    Só penso que é melhor comprar um porquinho grande daqueles de cerâmicas e ir guardando nele (hehehehehe!), uma vez que os bancos sempre tiram uma percentagem para manutenção de contas etc.
    Até mais!

    • Obrigada Jeferson! Se desta forma funcionar para você, siga em frente! O importante é criar o hábito de poupar. Uma dica: pense na poupança como um fundo para sua aposentadoria. Muita gente se esquece disso. Abraço e boa sorte!

    • Oi Mara! Conforme descrito na planilha, o valor que está na coluna VALOR DEPOSITADO é o que você tem que economizar na semana. Na primeira semana você deposita R$ 1, na segunda semana R$ 2, na terceira semana R$ 3 e assim sucessivamente. Boa sorte!😉

    • Se você ganha isso em um único dia, aumente o valor a ser economizado em cada semana e no final de 1 ano você terá um bom dinheiro na poupança. Abraço😉

  18. Nunca consegui juntar dinheiro, mas qndo vi esse desafio quis logo fazer. Comecei dia 28 de dezembro mas já estou na decima sexta semana pq percebi se cortasse alguns gastos bobos poderia terminar mais rápido. Preferi juntar em um pote de vidro msm para poder ver como ele está ‘engordando’ e me animar cada vez mais. Obrigada e boa sorte a todos

    • Isso aí Thais! Realmente a maioria de nós tem esse péssimo hábito de gastar dinheiro com coisas bobas e desnecessárias. Fico feliz em saber que o desafio de certa forma ajudou você a enxergar isso. Como você está adiantada, ao terminar a planilha comece novamente e no final de 1 ano terá um valor bem maior. Abraço e boa sorte!

  19. Eu compro porquinho de argila (grande). Quando dá, tasco-lhe notas graúdas. Quando não dá, vai moedas, notas de 2,00 – 5,00, o que der. No final do ano dá uma boa bolada e isso sem correção, pois não é poupança, mas dá um prazer danado a gente ver o resultado. E já me livrou de apertos.

    • Isso aí Darlene! O importante é poupar não é mesmo!? Se desta forma funciona para você continue em frente. Você pode também depositar esse dinheiro que você junta em uma poupança para o futuro, principalmente para quando se aposentar. As pessoas costumam não pensar nisso. Boa sorte!

  20. Parabéns pelo incentivo e pela iniciativa Milena, as vezes olhando superficialmente, achamos pouco 1.000,00 em 1 ano, mais com tantos imprevistos e tantos outros problemas no decorrer deste um ano, fora as tentações impostas pela mídia e que infelizmente não resistimos e acabamos comprando, criar o habito de poupar virou mesmo um desafio, e eu que o diga (risos).
    Espero que eu consigo seguir as suas dicas… afinal um futuro tranquilo geralmente começa com um pequeno rendimento anual na poupança.
    Beijos.

      • Milena já comecei e criei uma outra planilha, pensei em usar múltiplos de 2 para seguir e 10% mensal de uma pequena renda que tenho. Algumas vezes só precisamos de incentivo e você conseguiu me incentivar. Adorei o seu blog e o citarei no meu como referência para outras mulheres que gostem de escrever e queiram se inspirar assim como eu.
        Cheiro.

      • Que bom que gostou, fico feliz! Boa sorte no seu desafio! Depois volte aqui para nos contar como foi sua experiência. Beijos😉

    • Oi Gardênia! São valores por semana. Conforme você falou na semana 1 você junta R$ 1,00, na segunda R$ 2,00 e assim sucessivamente. Boa sorte!

  21. Vejo q tem muita gente achando o valor final pouco. Mas se não seguir a tabela vai cheg ar final do ano sem nenhuma moedinha rsrsrs. Adorei a idéia. Vou fazer no porquinho mesmo. Mas daqueles de cerâmica q só quebrando p tirar o dindin. Olhando assim fica fácil e simples poupar. E eu aqui esperando ganhar Mega-Sena p começar a guard ar. …. bjao e brigadão!!!

  22. Pingback: 100 ideias para 2014 | Prosa MineiraProsa Mineira

  23. Milena quer um desafio que vai mudar a sua vida?
    Inicie o ano de 2014 com um investimento de R$ 100,00
    Você deve dobrar esse dinheiro para iniciar 2015 com R$ 100,00
    Note que você não acrescenta nenhum dinheiro a mais, somente o inicial R$ 100,00
    A proposta é que você dobre o valor inicial a cada ano, observe o resultado:
    2014 = R$ 100,00
    2015 = R$ 200,00
    2016 = R$ 400,00
    2017 = R$ 800,00
    2018 = R$ 1.600,00
    2019 = R$ 3.200,00
    2020 = R$ 6.400,00
    2021 = R$ 12.800,00
    2022 = R$ 25.600,00
    2023 = R$ 51.200,00
    2024 = R$ 102.400,00
    Altemir Farinhas – http://www.equilibriofinanceiro.com.br

  24. Achei ótimo, todo pessoal no trabalho falando disto. Resolvi começar hoje, mas coloquei o dindin das outras semanas q ficaram para trás. Já tenho uma poupança, mas acabo tirando dinheiro dela para pagar as lindas contas do começo do ano, Agora guardarei 50 ao mês, mais os valores semanais e poupança dedicada à essas benditas. A outra mais gordinha vai ficar só engordando mesmo.

  25. tenho um cofre feito numa metalurgica bem grande até o meu desafio é gurdar todas as moedas guardo desdo do mes 10 de 2013 ja tem um montante

  26. Estou guardando desde começo do ano, ja estou na 23 semana,estou muito feliz em esta conseguindo este desafio, pois nunca havia guardado nenhum dinheiro na minha vida!

Deixe uma resposta

